Plano Nacional da Juventude deve ir a voto em comissão

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) apresenta nos próximos dias o relatório final do Plano Nacional da Juventude. A proposta irá a voto na Comissão Especial da Juventude ainda este mês e, depois, segue para apreciação do plenário da Câmara. Segundo adia

Para a elaboração do plano o deputado considerou as avaliações colhidas na Conferência Nacional da Juventude, realizada no início do ano. O governo federal também emitiu parecer sobre a matéria, contribuindo com sugestões ao texto do relator.


 


Segundo Reginaldo Lopes, as metas estão organizadas em quatro grandes grupos: emancipação juvenil, bem estar juvenil, organização e participação juvenil e políticas afirmativas. Essas políticas dividem-se em juventude afro-brasileira, indígena, diversidade sexual, mulheres, comunidades quilombolas, ribeirinhas e camponesas; portadores de deficiência e jovens em conflito com a lei.


 


Importância – O Plano Nacional da Juventude nasceu a partir de um projeto de lei aprovado na Comissão Especial da Juventude instalada em 2003 e finalizada em 2004. Na época a comissão era presidida pelo deputado Reginaldo Lopes. “ O Plano vai estabelecer as metas do estado brasileiro para a juventude. Dará importância de política de estado, não apenas de um governo”, diz o deputado.


 


Parlamento Jovem – O Plenário da Câmara realizou nesta terça-feira sessão solene para instalar a terceira edição do Parlamento Jovem Brasileiro. O evento reuniu estudantes de todo o país, que representaram seus estados para atuarem como se fossem deputados.


 


O objetivo principal do evento é propiciar aos jovens a vivência da atividade parlamentar e mostrar sua importância para o exercício da cidadania.


 


O deputado Reginaldo faz parte da Comissão Executiva encarregada de coordenar o Parlamento Jovem. Para ele, o Parlamento Jovem é uma iniciativa importante para melhorar o nível da política. “É preciso melhorar a cultura política e abrir o Parlamento para o jovem conhecer a sua experiência”, finalizou.


 


Fonte: www.pt.org.br