Nicarágua: Ortega está a um passo de voltar à Presidência

Com 61,8% dos votos apurados, o ex-presidente da Nicarágua e líder sandinista, Daniel Ortega, está a um passo de voltar ao cargo, de acordo com os números divulgados pelo Tribunal Eleitoral do país.

Ortega aparece na primeira colocação, com 38,59% dos votos. Em segundo lugar, está o direitista apoiado pelo governo norte-americano, Eduardo Montealegre, com 30,94%. José Rizo é o terceiro, com 22,93%, enquanto Edmundo Jarquín, do Movimento Revolucionário Sandinista é o quarto colocado, com 7,25% dos votos.



Ortega está virtualmente eleito, sem a necessidade de segundo turno, e seus partidários já saem às ruas de todo o país para comemorar a vitória. O resultado oficial, no entanto, deve ser conhecido ainda nesta terça-feira.



De acordo com a legislação eleitoral nicaragüense, há duas possibilidades para que um candidato vença no primeiro turno: ele precisa conseguir 40% dos votos válidos ou então somar ao menos 35%, desde que tenha uma diferença superior a 5% em relação ao segundo colocado.



“Anomalias”
Apesar de a apuração ainda não ter acabado, o governo norte-americano parece já ter assimilado a derrota. Em nota, a embaixada dos EUA na Nicarágua disse ter visto algumas “anomalias” no processo eleitoral.



Em resposta à manifestação norte-americana, o principal responsável pelas eleições no país, Roberto Rivas, disse que as afirmações são improcedentes. “Nós prometemos ao povo da Nicarágua eleições limpas e é isso o que fizemos”, afirmou.