Nicarágua: Observadores apontam vitória de Ortega no 1º turno

O candidato da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), Daniel Ortega, venceu as eleições presidenciais na Nicarágua no primeiro turno, segundo uma apuração rápida divulgada pelo organismo de observação eleitoral Etica y Transparencia (EyT).

Ortega obteve até agora 38,49% dos votos, contra 29,52% do candidato liberal Eduardo Montealegre, segundo informou nesta segunda-feira (6/11) o presidente do instituto, Pablo Ayón, em entrevista coletiva.



Se este resultado for confirmado, Ortega, prestes a completar 61 anos, seria proclamado presidente eleito da República, 22 anos após se tornar chefe de Estado da Nicarágua, em 1984.



Ortega também foi coordenador da junta de Governo do FSLN em 1979, após derrubar a ditadura de Anastasio Somoza.



Legislação
Segundo a lei eleitoral nicaragüense, para se proclamar presidente no primeiro turno, o vencedor precisa obter 40% dos votos válidos, ou 35% com uma vantagem de cinco pontos percentuais sobre o segundo candidato mais votado.



“A distância entre o primeiro e o segundo lugares é de 9%, com uma margem de erro de 1,5%. Portanto, esses resultados, de nossa perspectiva, são finais em relação a quem venceu a eleição presidencial”, afirmou o diretor do organismo, Roberto Courtney.


O EyT, integrado por empresários e grupos da sociedade civil, com dez anos de experiência, é o braço nicaragüense da Transparência Internacional.



Segundo o EyT, em terceiro lugar está o candidato do Partido Liberal Constitucional (PLC), José Rizo, com 24,15% dos votos, e em quarto lugar vem o dissidente sandinista Edmundo Jarquín, com 7,44%.



O ex-guerrilheiro Edén Pastora, mais conhecido como “Comandante Zero”, obteve 0,40% dos votos, segundo a apuração.



Até o início da tarde desta segunda-feira, apenas 15% das urnas de todo o país já haviam sito contadas. De acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Eleitoral, Ortega recebeu 40,04% desses votos, contra 33,29% de Montelalegre.



O Partido Liberal Constitucionalista (PLC) pediu a intervenção do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, porque o Conselho Supremo Eleitoral entregou resultados preliminares que “querem estabelecer uma tendência de maneira irresponsável”.



Neste domingo, 3.665.141 nicaragüenses foram às urnas para eleger o presidente e o vice-presidente da República, além de 90 deputados do Parlamento nacional e 20 para o Parlamento Centro-Americano.