México: Manifestação exige renúncia do governador de Oaxaca

Milhares de pessoas participaram neste domingo (5/11) de uma manifestação pacífica em Oaxaca, no sul do México, para exigir a renúncia do governador do Estado homônimo, Ulises Ruíz, e a retirada das forças federais que custodiam o centro da localidade.


Embora não existam dados oficiais sobre o número de manifestantes, a mobilização chegou a ter mais de dois quilômetros de extensão.



Ao grito de “Já caiu, já caiu, Ulises já caiu”, e “Oaxaca não é quartel, fora o Exército dele”, os participantes da marcha expressaram seu descontentamento com Ruiz e com o presidente do país, Vicente Fox, por este ter enviado há uma semana a Polícia Federal Preventiva (PFP) para restabelecer a ordem na cidade.



O conflito, que começou no dia 22 de maio com uma greve do magistério, deixou mais de dez pessoas mortas em confrontos de rua violentos, assim como dezenas de feridos e detidos.



Os dirigentes da Assembléia Popular do Povo de Oaxaca, uma organização criada quando a situação se radicalizou em junho e que tomou a liderança dos professores nos protestos, convocaram e lideraram a manifestação.



Outros apoios
O ponto de partida foi um monumento ao ex-presidente mexicano Benito Juárez situado no acesso oeste a Oaxaca, que se conecta com a estrada para o interior do México e se encontra a nove quilômetros do centro da cidade.



Juárez, considerado um dos primeiros líderes indígenas da América Latina, foi um político de Oaxaca que governou o México em um período de convulsão, entre 1861 e 1872.



Temendo que os manifestantes tentariam entrar na praça principal do centro da cidade, as oito entradas das ruas que dão acesso a ela amanheceram com arames colocados pelos policiais da PFP, que a protegem dia e noite.



Do monumento a Juárez, onde se aglomeraram cerca de duas mil pessoas, até o centro da cidade, a manifestação foi crescendo, com a adesão de milhares de moradores das áreas periféricas por onde passou, alguns dos quais ofereceram água aos participantes.



A manifestação também contou com o apoio de setores sociais de outros estados mexicanos, como Michoacán, Chiapas e Veracruz, assim como grupos do Distrito Federal.



Uma caravana de ônibus veio da capital mexicana e chegou à cidade de madrugada, trazendo os manifestantes de Oaxaca que foram reivindicar junto ao Senado, há um mês, sem sucesso, que Ruiz fosse afastado do cargo.