Indústria registra crescimento de vendas e emprego, diz CNI

As vendas reais da indústria brasileira avançaram 1,9% no terceiro trimestre do ano, registrando o quarto avanço trimestral seguido e a melhor taxa de expansão desde 2004, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O número de trabalhadores na indústria aumentou 0,24% na comparação com agosto e 2,68% em relação a setembro de 2005. No trimestre, o avanço foi de 0,72% na comparação com o período de abril a junho deste ano. “O ritmo de crescimento das vendas poderia ter sido ainda maior não fosse a valorização do real limitar o faturamento das firmas exportadoras”, disse a CNI em comunicado. A expansão de 1,9% ante o trimestre anterior ficou abaixo apenas do avanço de 4,29% visto no segundo trimestre de 2004. Em setembro, as vendas reais da indústria cresceram 1,82% frente a agosto, de acordo com dados dessazonalizados.



Em relação a setembro do ano passado, o aumento foi de 4,06%. O uso da capacidade instalada ficou em 81,9% em setembro, comparado a 81,8% no mês anterior. Em setembro do ano passado, o uso da capacidade instalada estava em 80,8%. No trimestre encerrado em setembro, o percentual médio de uso da capacidade instalada subiu 0,29 ponto percentual, para 81,8%. Os indicadores da CNI são levantados mensalmente com base em consultas feitas a aproximadamente 3 mil grandes e médias empresas.


 


Com agências