Advogado de Hussein diz que condenação visa ajudar “idiota do Bush”

Segundo a equipe de advogados que defendeu o ex-presidente Saddam Hussein no Tribunal instalado pela ocupação anglo-americana, a condenação à morte do ex-presidente seria anunciada em um momento escolhido pelo presidente dos EUA, George W. Bush, para a

O chefe da equipe de advogados, Khalil al Dulaimi, disse que foi enviada na quinta-feira uma carta pedindo ao Alto Tribunal Iraquiano, que julga o ex-presidente, que fosse adiado o anúncio do veredicto de Hussein e sete membros do seu governo, acusados pelo tribunal de “crimes contra a humanidade”.


 


Dulaimi reiterou várias vezes que já havia uma sentença de morte contra Hussein — que seria dada num momento em que Bush enfrentasse críticas cada vez maiores por causa da ocupação do Iraque — e que esse anúncio mergulharia o país árabe em uma violência ainda maior.


 


“Solicitamos um adiamento de pelo menos dois meses para que possamos completar nossas apresentações no processo, no qual nossos direitos de defesa foram violados e nossos clientes tiveram seu direito a uma defesa legal plena negada”, disse Dulaimi à mídia internacional em Amã, capital da Jordânia.


 


Hussein e membros do seu governo deposto foram acusados pela morte de 148 xiitas, que teriam atentado contra a vida do ex-presidente na cidade de Dujail, em 1982. A equipe de defesa disse que vai apelar da sentença.


 


“O presidente  acredita que o timing do veredicto foi escolhido para reforçar a popularidade de Bush, em queda”, acrescentou o advogado. Perguntado se teria ficado supreso com a sentença, Dulaimi respondeu que não. “Pessoalmente, eu não me surpreendo. Isso é fruto de um ano de erros da justiça”, disse ele.


 


“Haverá uma catástrofe nunca antes vista na região. Temo que as pessoas que pressionaram os EUA a ocupar o Iraque irão novamente impelir o idiota do Bush a dar um veredicto politicamente inspirado, mas ele pagará um preço alto por isso”, alertou o advogado.


 


Dulaimi criticou o processo legal iraquiano, instalado pelos EUA, e a justiça do julgamento sobre as mortes em Dujail, afirmando que a legitimidade do tribunal está em dúvida. “Este tribunal é criação da ocupação militar americana, e o tribunal iraquiano não passa de ferramenta dos invasores”, acrescentou.


 


“O julgamento do presidente não deveria proceder dessa maneira, num clima de pressão política crescente por uma condenação rápida que derruba a imparcialidade do tribunal”, disse Dulaimi.


 


O advogado disse que a credibilidade da corte foi prejudicada pelo assassinato de um advogado da defesa, o caos no tribunal, as interferências políticas e o viés contrário à defesa visto no tribunal.


 


“Durante todos estes meses o tribunal vem procurando deliberadamente restringir nosso acesso ao presidente e nossa capacidade de defendê-lo”, disse ele. “Isso significa que a justiça não foi feita.”


 


Filha de Kadhafi denuncia condenação


 


Professora de direito, a filha de Muammar el Kadhafi declarou à agência de notícias francesa AFP que “o veredicto havia sido ditado pela Casa Branca pensando que executando Saddam Hussein estaria liquidando a resistência heróica. Mas eles ignoram que todo o patriota iraquiano é um Saddam Hussein”, afirmou ela.