Aeronáutica forma 80 novos controladores de vôo em São Paulo

Além da contratação de 60 novos controladores de vôo, aprovada na Medida Provisória 329, 80 novos profissionais militares deverão começar a atuar no final deste mês. Há ainda a expectativa de publicação, na segunda-feira (6/11), do edital do concurso públ

O Comando da Aeronáutica informou que os 80 novos controladores passaram por um curso de dois anos de duração e estão se formando na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP).


 


Eles poderão atuar em aeroportos de grande movimento e nos quatro Cindactas (Centros Integrados de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo) do país. A maior carência de profissionais ocorre no Cindacta em Brasília, segundo a Aeronáutica.


 


A Medida Provisória 329 teve aplicação imediata: 11 controladores da reserva já foram convocados e passam por um curso de atualização, antes de voltarem à ativa. A duração do curso, de acordo com o Comando da Aeronáutica, é determinada em função do tempo de afastamento e do conhecimento prévio da localidade em que os controladores trabalharão. A maioria dos convocados aposentou-se recentemente.


 


Já em relação ao concurso que deverá ser autorizado na segunda-feira (6/11), os aprovados levarão mais tempo para começar a trabalhar. Além do período necessário para a elaboração e realização do concurso, eles terão de passar por um curso com nove meses de duração.