Compay Segundo ganha casa-museu em Havana

Familiares e amigos de Compay Segundo inauguraram, em Havana, a casa-museu que perpetua a memória do músico cubano, morto em 2003. “Estamos cumprindo um desejo antigo do nosso querido Compay Segundo”, disse seu filho mais velho, Salvador Repilado, no ato

Segundo Salvador, seu pai lhe comentou uma ocasião sobre o desejo de “que quando tivesse cumprido seu ciclo vital, sua memória se perpetuasse em uma casa modesta, onde seus amigos pudessem lembrá-lo por meio de suas fotos e artigos pessoais”.



Em apenas três meses, a família de Compay Segundo e o Centro Provincial de Música “Ignacio Piñeiro” organizaram o pequeno museu na casa de Miramar, bairro residencial no oeste de Havana, onde o músico viveu entre 1999 e 2003.



O museu ocupa a sala, dois corredores, um quarto e um salão para projeções – na outra parte do imóvel vivem Salvador e a família –, e exibe instrumentos, objetos pessoais, além de homenagens e prêmios concedidos ao artista.



Recepção
As boas-vindas são dadas pelo “armónico”, espécie de violão de quatro cordas criado por Compay, instrumento que usava para fazer suas músicas, que lhe valeram o prêmio Grammy em 1998.



O clarinete que tocou em sua juventude em Santiago de Cuba, um umidificador (cofre para guardar charutos) e dois dos chapéus que costumava usar em seus shows, entre outros objetos pessoais, fazem parte do acervo.



Fotos expostas no museu mostram Compay conversando com o presidente Fidel Castro, o falecido papa João Paulo 2º; a lenda viva da canção francesa, Charles Aznavour; o salsero dominicano Johnny Ventura; a diva do Buena Vista Social Club Omara Portuondo, e a “prima ballerina assoluta” de Cuba, Alicia Alonso.



Outras fotos resumem sua carreira artística de 81 anos, que terminou com sua morte, aos 95 anos, em 13 de junho de 2003, apenas seis anos depois de ter conquistado a fama internacional e levado sua música para outros 40 países do mundo, principalmente europeus.



Buena Vista Social Club
Foram o produtor e violonista americano Ry Cooder e o músico cubano Juan de Marcos que o promoveram juntamente com outros artistas veteranos da ilha, com a gravação do filme e do álbum “Buena Vista Social Club”, que ganhou o Grammy.



“Compay é um dos grandes símbolos da nossa música tradicional, um grande símbolo de identidade, um homem que levava a 'cubania' à flor da pele (…); acho que este lugar vai ser muito visitado pelos admiradores de Compay e os admiradores do nosso grande patrimônio musical”, declarou o ministro Prieto à imprensa.



A inauguração da casa-museu é a primeira de uma série de eventos com vista ao centenário de nascimento de Compay Segundo, que será celebrado em 18 de novembro de 2007.



Durante as jornadas “Compay Segundo 100 anos” estão previstos concertos em Havana e em sua Santiago de Cuba natal do grupo que foi de Compay Segundo e agora é dirigido por Salvador, e uma exposição de pintura no Museu Nacional de Belas-artes.