Com saída de Roseana, PFL perde a maior bancada do Senado

Ameaçada de expulsão do PFL por apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a senadora Roseana Sarney (MA) pediu nesta quarta-feira (1º/11) sua desfiliação do partido.

Roseana deve ir para o PMDB. “Foi um ato coerente diante da decisão do partido de continuar fazendo oposição. Ela tomou a decisão de ir para o lado do governo”, disse o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC).



Com a desfiliação, o PFL deixa de ser a maior bancada no Senado na próxima legislatura. Confirmada a ida de Roseana para o PMDB, este será o maior partido na Casa, tendo o direito de indicar o presidente. A oposição, porém, quer lançar candidato para disputar o cargo.



A saída voluntária de Roseana foi negociada com a direção da legenda, que queria evitar o desgaste da expulsão. O processo contra ela chegou a ser aberto pela Executiva do PFL antes do primeiro turno das eleições.



A senadora e seu grupo político apóiam Lula desde o primeiro ano de governo, votando sistematicamente a favor de seus projetos no Congresso. O senador José Sarney (PMDB-AP), pai da senadora, é um dos principais aliados do presidente Lula.



Derrotada na disputa para o governo do Maranhão, Roseana tem mandato até 2011. Ela deve ser seguida rumo ao PMDB pelo senador eleito Epitácio Cafeteira (PTB-MA), mas o mesmo não deve ocorrer com o senador Edison Lobão (PFL-MA), porque a família Sarney quer manter um pé no partido.