Governo coreano confirma que voltará à mesa de negociações

O governo da Coréia do Norte confirmou nesta quarta-feira (1/11) que retornará às negociações multilaterais em relação à desnuclearização da Península Coreana, caso os Estados Unidos levantem o bloquio financeiro imposto há quase um ano contra o país.

O Ministério das Relações Exteriores norte-coreano mencionou em um comunicado que tem a esperança de ver suspensas as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos ao retornar à mesa de negociações.


 


Confirmando as informações divulgadas ontem por diplomatas chineses e americanos, o Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coréia (RPDC) informou que Pyongyang decidiu retornar às negociações “partindo da premissa de que a suspensão das sanções econômicas será discutida e resolvida entre a RPDC e os Estados Unidos no âmbito das negociações multilaterais”.


 


As negociações multilaterais em torno da desnuclearização da Península Coreana envolvem a China, as Coréias do Norte e do Sul, os Estados Unidos, o Japão e a Rússia. Os contatos estavam suspensos desde o fim do ano passado por causa de um boicote norte-coreano anunciado depois da imposição de sanções por parte de Washington.