PC da Rússia denuncia feriado ''hipócrita''

O Partido Comunista da Federação Russa vai passar o feriado do dia 4 de novembro, o ''Dia da Unidade do Povo'', preparando as comemorações para o 79.º aniversário da Revolução Russa, a informação foi dada hoje (31/10) pelo vice-presidente do PCFR, Ivan Mé

''Os comunistas russos não participarão das atividades por ocasião do Dia da Unidade do Povo, que se celebra em 4 de novembro'', anunciou Mélnikov.


 


''Falar hoje em dia de unidade entre os 20% de ricos e os 80% de pobres é simplesmente uma hipocrisia'', assegurou Mélnikov, citado pela agência Interfax.


 


O atual governo russo eliminou no final de 2004 do calendário o feriado de 7 de novembro, data na qual se comemora o início da Revolução Russa. A festividade foi trocada por um feriado que comemora um acontecimento, segundo historiadores, obscuro e sem a relevância que o governo Pútin desejou dar à data.


 


A comemoração da Revolução Russa de 1917 se dava tradicionalmente em 7 de novembro e para evitar comemorações e protestos anticapitalistas, o Estado criou o polêmico Dia de Unidade do Povo. A medida não foi apoiada pela população, segundo pesquisas realizadas no ano passado em grandes cidades russas.


 


''Em 4 de novembro os comunistas se prepararão para a festa nacional, dia 7, data após a qual há quase 80 anos nasceu em nosso país uma amizade genuína entre os povos e dificilmente alguém pode negar este fato'', acrescentou o dirigente comunista.


 


O Dia de Unidade do Povo foi criado para comemorar a expulsão dos poloneses de Moscou em 1612 que marcou o renascimento do Estado russo, mas vários historiadores russos asseguram que este evento aconteceu em dezembro e não teve a repercussão que a administração Pútin lhe confere.


 


No ano passado os comunistas ignoraram o fato de que 7 de novembro fora transformado em um dia de trabalho e realizaram comícios e manifestações para lembrar a revolução em centenas de cidades da antiga Rússia Soviética.


 


Partidos comunistas das outras 14 repúblicas qe faziam parte da URSS também realizaram manifestações e protestos nessa data.