Sem categoria

Venceu o espírito democrático, diz Ana Rocha, presidente do PCdoB/RJ

Passado o primeiro turno das eleições, o PCdoB do Rio de Janeiro mergulhou de cabeça na luta pela reeleição de Lula e pela chegada ao governo estadual de Sergio Cabral, do PMDB, candidato que teve o apoio de amplas forças progressistas, como PCdoB e PT. A

Por Ana Rocha*

A festa  no Comitê de Sergio Cabral para  cerca de duas mil pessoas, com a presença do povo, de políticos e parlamentares e a explosão de alegria no buraco do Lume pela vitória de Lula expressaram a euforia do povo fluminense com essa vitória histórica.




Descortinam-se novas possibilidades para o estado do Rio de Janeiro. O fato de Sergio Cabral ter feito um amplo leque de aliança com partidos da base do governo Lula e ter explicitado seu apoio a Lula cria as condições de um entrosamento político entre as diversas esferas governamentais. Isso foi o que faltou nos últimos anos e em muito prejudicou o estado e o povo do Rio de Janeiro.




Sergio Cabral sai fortalecido desse segundo turno  em que foi o governador mais votado com 68% dos votos. Essa ampla base de apoio, o amplo leque de aliança e o bom relacionamento com o governo Lula  também colocam uma grande expectativa  e responsabilidade  no que se refere ao desenvolvimento do estado, ao maior investimento em políticas públicas, e em uma gestão mais democrática  que contemple demandas importantes da população.




Entre o “sim” e o “não”  polarizado e radicalizado sobretudo na zona sul do Rio, venceu o “sim”  da esmagadora maioria da população fluminense que optou pelo avanço , pela afirmação da democracia e do progresso social. O PCdoB -RJ participou ativamente dessa batalha e também se sente responsável pelos  desdobramentos  a favor do povo e do Estado do Rio de Janeiro e pelos rumos progressistas do Brasil.   A ampla vitória  de  Lula no estado chegando a quase 70% reafirmou o espírito democrático do povo do Rio de Janeiro, que se encheu de esperança  por dias melhores.


*é presidente estadual  do PCdoB/RJ