Lula, após a reeleição, diz que o Mercosul é uma paixão

O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva afirmou no domingo à noite, após a confirmação de sua reeleição, que o Mercosul é uma “paixão especial” e que a América Latina é o maior foco comercial do Brasil.

Ao ser questionado sobre a política externa brasileira, na entrevista coletiva concedida em um hotel de São Paulo, Lula disse que o Mercosul é uma paixão especial e que derrotou o projeto norte-americano da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).



“O Mercosul é uma paixão especial. Quando chegamos ao governo falavam que estava fora de moda. Nessa época, se falava muito da Alca, hoje ninguém fala mais”, disse.



“A América Latina é o maior foco comercial brasileiro”, afirmou Lula, que ressaltou ainda a inserção da Venezuela ao Mercosul, ao qual o México também quer fazer parte, relembrou.



Lula falou também sobre a Argentina, que é o principal sócio comercial do Brasil. “Nunca tivemos tanta confiança política com a Argentina. A Argentina precisa do Brasil, assim como o Brasil precisa da Argentina”.


 
“Também tratamos o Paraguai e Uruguai de igual para igual, são economias menores, mas, nem por isso, menos importantes politicamente”, finalizou.