Gaúchos comemoram vitória de Lula mas lamentam derrota de Olívio

Um misto de alegria com alguma decepção marcou a festa da Frente Popular em Porto Alegre. A reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a derrota de Olívio Dutra ao governo do Rio Grande do Sul fizeram com que a comemoração, que aconteceu em

Olívio, ao discursar, enalteceu os 45% de gaúchos que depositaram confiança na Frente Popular. Disse que foi uma vitória política em função do crescimento de sua campanha ao governo do Estado.


 


O coordenador da campanha do presidente Lula no RS, o ex-ministro Miguel Rossetto, disse temer o futuro do Rio Grande do Sul. ''O projeto de choque fiscal de Yeda Crusius só aprofundará a crise do Estado'', afirmou. Ele considerou que o PT saiu de uma posição muito difícil no primeiro turno, com 27% dos votos.


 


Rossetto destacou que a oposição no primeiro turno pautou o debate com assuntos como o dossiê contra tucanos. ''Entramos no segundo turno com uma situação muito difícil, mas tivemos um crescimento extraordinário no segundo turno''.


 


Jussara Cony, candidata a vice-governadora, declarou que se conquistou um fato extraordinário para o Brasil, ao se reeleger Lula e o Rio Grande, segundo ela, deu sua contibuição para esta conquista. ''Queremos que o Brasil avance ainda mais, e aprofunde as mudanças neste segundo manadato do Presidente Lula''. Sobre o resultado da eleição no Estado, disse estar confiante de que a Frente Popular deu sua contribuição para o debate sobre a necessidade de o Rio Grande retomar o seu crescimento sintonizado com o projeto nacional. Segundo ela é preciso aceitar a vontade dos eleitores, que deram à vitória a Yeda Crusius. ''Não conseguimos atingir à vitória aqui no Rio Grande, isso nos impõem a responsabilidade de, com atitude construtiva,  fiscalizar e cobrar os atos futuro governo do PSDB. O nosso Estado não pode retroceder ainda mais''.


 


O líder do PT na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana, enfatizou que o segundo mandato do governo Lula será marcado pelo crescimento acelerado, com maior geração de emprego e distribuição de renda. ''O primeiro governo serviu para arrumar a casa, por isso tivemos um crescimento moderado, embora acima do registrado em governos anteriores.''


 


A festa da Frente Popular começou logo depois do anuncio da vitória de Lula. Cerca de duas mil pessoas passaram pela avenida João Pessoa. Participaram lideranças partidárias, deputados federais e estaduais e vereadores. Em vez dos jingles de campanhas, a marca da comemoração foi a música Vai Passar, de Chico Buarque, repetida inúmeras vezes.


 


De Porto Alegre
Clomar Porto
Com informações do Portal Terra