CUT já mira marcha do salário mínimo e campanha unificada

Confira a nota oficial da CUT, deliberando seus rumos da central após a reeleição, neste domingo (29/10) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve o apoio da central.

Nota oficial da CUT


 


A Central Única dos Trabalhadores apoiou a reeleição do presidente Lula após decisão de 85% dos delegados ao 9º Congresso Nacional da entidade, realizado em junho. Na ocasião, elaboramos uma resolução que formalizou esse apoio e o definiu como uma das tarefas do atual mandato.


 


Lula está reeleito. Continua, portanto, aberta a possibilidade de manter avanços e de introduzir outras mudanças que apontem para um país socialmente mais justo.


 


O posicionamento da CUT frente ao novo mandato do presidente Lula também foi definido de maneira democrática, durante o 9º Congresso. Vamos pressionar, junto com os movimentos sociais, os poderes Executivo e Legislativo para implementar as mudanças que consideramos essenciais para o Brasil. Essas mudanças estão expressas no documento intitulado Plataforma Democrática dos Trabalhadores, que pode ser resumido a partir de quatro eixos principais:


 



  • projeto nacional para a justiça social e a soberania nacional

 



  • pelo desenvolvimento com distribuição de renda

 



  • por mais democracia e organização do Estado no Brasil

 



  • mais direitos para o povo

 


Duas importantes ações, que apontam para a concretização desses objetivos, já estão programadas. Em dezembro, vamos realizar a 3ª Marcha Nacional do Salário Mínimo, com apoio de outras centrais sindicais. Nos anos anteriores, a Marcha resultou nos reajustes que tanta importância tiveram para melhorias sociais recentes.


 


E, já em novembro, a CUT estará entregando oficialmente para as entidades patronais a pauta de reivindicações da Campanha Unificada dos Trabalhadores, em busca de abertura de negociações rumo ao contrato coletivo nacional. Em seguida, a mesma pauta será entregue aos governos federal, estaduais e municipais.


 


Artur Henrique


 


Presidente nacional da CUT