Vitória de Alcides Rodrigues em Goiás fortalece Perillo

Com a reeleição do governador Alcides Rodrigues (PP), a aliança entre PSDB, PL, PP e outros partidos para combater o PMDB governará Goiás por mais quatro anos.

O governador Alcides, que assumiu o cargo em 31 de março deste ano, venceu a eleição contra o senador e ex-governador Maguito Vilela (PMDB). Chamados pelos adversários de “panela velha”, os peemedebistas sofreram a terceira derrota consecutiva para o governo estadual. Antes de 1998, o grupo do prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) governou o Estado por 16 anos.


 


Desconhecido de boa parte do eleitorado goiano, o ex-prefeito de Santa Helena ultrapassou Maguito na reta final. Em pouco mais de seis meses, cresceu nas pesquisas e terminou o primeiro turno com 48,22% dos votos válidos. O peemedebista obteve 41,17%.


 


A subida de Alcides pode ser em grande parte atribuída ao apoio de Marconi, um dos mais fortes cabos eleitorais do Estado. O tucano deixou o cargo do governador em março com altos índices de aprovação. No primeiro turno, foi eleito senador com ampla vantagem — 75,82% dos votos válidos.


 


O ex-governador Maguito dizia acreditar na vitória até o último momento, apesar das pesquisas apontarem um resultado diferente. O senador argumentava que, assim como Alcides virou às vésperas de 1º de outubro, ele também poderia fazer o mesmo no segundo turno.


 


Maguito contou com a importante ajuda do presidente Lula. Depois de um tímido apoio no primeiro turno, o presidente destacou o vice-presidente José Alencar (PRB) e o governador eleito Jaques Wagner (PT) para reforçar a campanha do PMDB em Goiás.


 


O governador reeleito apoiou Geraldo Alckmin (PSDB), apesar de o PP compor a base aliada do governo Lula.


 


Alcides, 56, é médico especializado em ginecologia e obstetrícia, com pós-graduação em medicina do trabalho. Casado com ex-deputada Raquel Rodrigues, o governador foi eleito deputado estadual em 1991. Dois anos depois, tornou-se prefeito de Santa Helena de Goiás, município hoje administrado por sua mulher. Em 1998, foi eleito vice-governador na chapa de Marconi Perillo.