Eleições EUA: Bush tenta redirecionar temas da campanha

A dez dias das eleições legislativas nos Estados Unidos, o presidente George W. Bush deu neste sábado (28/10) um novo rumo à campanha eleitoral e focou seu habitual discurso radiofônico dos sábados na questão dos impostos, dizendo que os democratas preten


Ao contrário dos últimos dias, quando o Iraque foi o tema central, Bush, em plena campanha eleitoral, dedicou suas palavras à nação ao problema dos impostos e disse que o resultado da eleição terá um “impacto direto” na economia americana e no “orçamento das famílias”.



Nas eleições de 7 de novembro, as 435 cadeiras da Câmara de Representantes serão renovadas, assim como um terço dos cem lugares do Senado. “Cortar seus impostos funcionou”, disse Bush em seu discurso radiofônico. “Infelizmente, os democratas estão empenhados em aumentar seus impostos e se tiverem o controle do Congresso poderão fazê-lo sem levantar um só dedo”, acrescentou.



As últimas pesquisas indicam que os democratas obterão a maioria na Câmara Baixa, mas que a disputa para o Senado está em aberto. Os próprios democratas garantem que as reduções de impostos sobre os investimentos beneficiam os mais poderosos da sociedade.



Sonho americano
Por sua vez, argumentam que as políticas econômicas de Bush provocaram um aumento do déficit e não ajudaram a classe média americana, que luta contra um aumento dos custos de saúde, das taxas universitárias e dos aumentos salariais mínimos.



Em seu discurso, o presidente declarou, no entanto, que a redução dos impostos está ajudando as famílias a concretizar o “sonho americano”.



“Para permitir que a economia cresça e dê prosperidade aos americanos, precisamos de líderes em Washington que entendam a importância de vocês guardarem mais dinheiro e de fazer com que a nossa redução de impostos seja permanente”, declarou Bush.



O governante destacou ainda que a economia cresce e o “sonho americano” chega a mais cidadãos quando as pessoas conseguem “guardar mais do que recebem”: “Com mais dinheiro no bolso é mais fácil para as famílias terem uma boa educação e é mais fácil para os jovens dar uma entrada numa casa”.



Ignorando completamente a questão iraquinada, o presidente lembrou também que os EUA cresceram em 2005 com mais rapidez que qualquer dos principais países industrializados. “Se os democratas tomarem o controle da Câmara de Representantes, o comitê encarregado da legislação relativa aos impostos será presidido por um democrata”, advertiu Bush.