Seminário discute reação da “imprensa marrom” à ação contra a Aracruz

A reação da imprensa à ação das mulheres da Via Campesina na Aracruz Celulose, no dia 8 de março de 2006, em Barra do Ribeiro, será o tema do segundo seminário sobre mídia e movimentos sociais, realizado pelo Movimento Sem Terra (MST), Diretório Central d

Com o tema “Deserto Verde, Imprensa Marrom”, o seminário terá a presença do integrante da coordenação nacional do MST, João Pedro Stedile; do jornalista da Agência Carta Maior, Marco Aurélio Weissheimer; e de uma mulher representante da Via Campesina.


 


O objetivo do encontro é analisar como a imprensa estadual e nacional tratou a ação de duas mil mulheres da Via Campesina, que denunciou a expansão silenciosa das indústrias de celulose no Rio Grande do Sul. Os painelistas também discutirão a relação da mídia com as grandes empresas do agronegócio e o que está em jogo nesta aposta nas monoculturas de eucalipto e pínus.


 


O segundo seminário sobre mídia e movimentos sociais – “Deserto Verde, Imprensa Marrom” – acontece no dia 9 de novembro, às 18h30, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFRGS (Fabico).


 


A programação começa com a exibição do documentário “Rompendo o Silêncio”, que trata da mobilização do dia 8 de março de 2006, realizada por mulheres da Via Campesina, articulação entre o Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), Movimento Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Movimento dos Atingidos por Barragens.