Para José Dirceu, mídia já trabalha para derrubar Mantega

O ex-ministro José Dirceu escreveu em seu criticou neste sábado (28/10), em seu blog, a chamada “grande mídia”, em virtude da campanha que alguns jornais começam a fazer para evitar que o atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, permaneça no cargo no seg

Dirceu é enfático: “Ele (Mantega) não reza pela cartilha bem comportada dos novos senhores da guerra midiática”. O ex-ministro fala também em uma campanha de bombardeio de sugestões de novos nomes para ocupar a Pasta a partir de 2007.



“O ministro deixou claro que a política monetária será mais flexível, já que a inflação de 2006 será de 3% e a projeção para 2007 é de 3,9 a 4%. Ele afirmou que vivemos um ciclo virtuoso que nos permitirá uma política mais flexível e deixou claro que a taxa (de juros) vai cair”, escreve Dirceu.



O ex-ministro apresenta ainda outros sinais da política de Mantega que desagradam aos barões da mídia: “Mantega anunciou que o governo aplicará, em 2007 ou 2008, um redutor de 0,1 a 0,2 ponto percentual do PIB nos gastos correntes da União, para, mantendo o crescimento econômico e o superávit fiscal, buscar o déficit nominal zero, sem cortar gastos sociais ou comprometer o crescimento. Lembrou a todos que o objetivo é reduzir os gastos com o serviço da dívida interna a 4% do PIB – hoje chegam a 8% – e trazer a taxa Selic a 9%, ante os atuais 13,75%”.