México: Esquerda se concentra para marchar contra Fox

Simpatizantes de diversos partidos de esquerda e movimentos sociais começaram a se reunir em 16 pontos da periferia da Cidade do México, de onde pretendem marchar rumo à residência presidencial de Los Pinos e até o Palácio Legislativo, ainda como atos da

Os militantes e simpatizantes do Partido da Revolução Democrática (PRD), de oposição, anunciaram que 16 mobilizações partirão simultaneamente. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que cinco pontos de concentração de pessoas marcharão até a Câmara de Deputados, onde o presidente Vicente Fox fará seu último discurso no governo.



Diversos bloqueios foram registrados em ruas de diferentes regiões da Cidade do México. Entre os contingentes que se apressam em marchar para o Palácio Legislativo e até Los Pinos, estão os dissidentes do sindicato dos professores, do estado de Oaxaca, onde 70 mil educadores estão em greve exigindo a renúncia do governador ao qual acusam de “repressor”.



Entretanto, camponeses da independente Coordenadora Nacional Plano de Ayala” se manifestam em frente o Ministério de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, com demandas agrárias.



Os camponeses não descartam a possibilidade de se juntar aos contingentes que apóiam a luta política de López Obrador, que acusou as eleições presidenciais do dia 2 de julho de fraudulenta.