Nova pesquisa confirma liderança de Ortega na Nicarágua

Uma nova pesquisa de intenção de votos, a terceira em menos de 24 horas, dá como favorito à Presidência da Nicarágua o candidato da Frente Sandinista de Libertação Nacional, Daniel Ortega. As eleições ocorrem no próximo dia 5.

De acordo com a empresa M&R Consultores, contratada pelo jornal “La Prensa”, de linha anti-sandinista, Ortega lidera as intenções de voto com 33,8%, seguido pelo direitista Eduardo Montealegre, com 25,4%.



“O favorito a vencer as eleições gerais de novembro, inclusive no primeiro turno, é Daniel Ortega e a aliança liderada pelos sandinistas, chamada Unida Nicarágua Triunfa”, informa a consultoria.



Em terceiro lugar, com 17,1%, aparece o ex-vice-presidente José Rizo, candidato do Partido Liberal Constitucionalista [de direita], vencedor das eleições de 1996 e 2001.



A pesquisa foi realizada em todo o país entre os dias 19 e 22 de outubro, e tem uma margem de erro de 1,5%.



De acordo com a legislação eleitoral nicaragüense, existem duas possibilidades para que um candidato vença no primeiro turno: é preciso que ele obtenha ao menos 40% dos votos válidos ou então que obtenha um mínimo 35% e cinco pontos percentuais de vantagem em relação a seu adversário mais próximo.



Confirmação
Outra pesquisa divulgada nesta semana, realizada pela Universidade Centro-Americana, mostra que Ortega aparece com 37,5% dos votos, contra 20,1% de Montealegre.



Uma outra pesquisa, realizada em setembro pelo Insituto Zogby International, dava a Ortega 34% dos votos, 15% à frente do segundo colocado.