Morre o secretário-geral do PC mexicano, Sergio Almaguer

Falecei na madrugada da última quarta-feira (25/10), o secretário-geral do Comitê Central do Partido dos Comunistas Mexicanos, vítima de um infarto, na cidade de Guaymas Sonora.

Em seus 60 anos de vida, o camarada Almaguer foi um militante destacado desde a juventude e deixa um importante legado, que servirá de exemplo para todos aqueles que lutam contra as desigualdades e sonham com um mundo mais justo.



Em nome do Partido Comunista do Brasil, o secretário de Relações Internacionais, José Reinaldo Carvalho, emitiu uma mensagem de condolências destinada aos camaradas mexicanos e aos familiares de Almaguer. Leia abaixo sua íntegra:



São Paulo, 26 de outubro de 2006.



Ao Comitê Central do
Partido dos Comunistas Mexicanos



Estimados Camaradas,          


É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do camarada Sérgio Almaguer Cosío, secretário-geral do Partido dos Comunistas Mexicanos. Lamentamos a perda irreparável do líder dos comunistas do seu país, que jogou um papel muito importante junto ao movimento progressista no México, desde a juventude, na tradição das lutas operárias e populares.



Em nome da direção do Partido Comunista do Brasil, todos os membros do Partido e de nossa militância, expressamos a nossa consternação pelo falecimento do Cda. Sérgio Almaguer Cosío e prestamos  nossas homenagens ao líder comunista mexicano, estendendo nossos pêsames aos seus familiares, aos membros do Comitê Central do Partido dos Comunistas Mexicanos, demais quadros e à  sua militância.



Fraternalmente,



José Reinaldo Carvalho
Secretário de Relações Internacionais
Comitê Central do PCdoB