Muro dos EUA criminaliza a imigração, diz Anistia

O chefe da Casa Branca, George W. Bush, “criminalizou” a imigração ao assinar a lei nesta quinta-feira, que autoriza a construção de mais um trecho do muro na fronteira com o México, afirmou a organização Anistia Internacional.

O muro, cujo pretexto da administração americana é “brecar a imigração ilegal”, “criminaliza a imigração e é um retrocesso em termos de direitos humanos”, afirmou Alfonso García, coordenador de cabildeo da Anistia Internacional no México.


 


“Desde que se anunciou esta medida a Anistia Internacional se pronunciou contra porque fere o artigo 13 da Declaração Universal dos Direitos Humanos referente ao livre trânsito das pessoas”, afirmou.


 


México protesta


 


O governo do México expressou hoje sua rejeição à decisão dos Estados Unidos de construir o muro. Em comunicado, a Secretaria de Relações Exteriores disse ser lamentável que, no debate sobre o fenômeno migratório nos Estados Unidos, tenha se imposto, até agora, uma abordagem parcial como suposta “solução”.


 


“É altamente preocupante que se pretenda sujeitar a abordagem integral, pela qual as duas Administrações lutaram, a uma visão que considera exclusivamente medidas de segurança”, acrescenta a nota. Bush assinou a controvertida lei na tarde de hoje.