Lula usará técnica do Aikidô no debate da Globo

O presidente Lula tem usado os fundamentos do Aikidô, arte marcial japonesa espiritualizada, baseada no “caminho da harmonia e da energia vital”, para os debates na tv. O fundamento do Aikidô vêm sendo passados a Lula pela mídia training Olga Curado qu

 


Segundo Etevaldo Dias, ''na TV Bandeirantes, Lula deixou ser pautado por Alckmin,e foi acuado. Nos demais, mais bem treinado, procurou inverter os papéis, tomou a iniciativa de conduzir os rumos do combate. Na TV Globo manterá a mesma postura, não pretende agredir mas está preparado para impor limites ao adversário, como ensina o Aikidô''.


 


O Aikidô na definição da Federação Paulista de Aikidô (www.fepai.org.br) é uma arte que exige: “mover-se de forma natural, com sentimentos naturais. Ter sentimentos naturais significa banir maus sentimentos como ira, medo, tristeza e raiva e aceitar os bons sentimentos”.


 


O fundamento do Aikidô vêm sendo passados a Lula pela mídia training Olga Curado que inovou seu trabalho usando da doutrina da arte marcial japonesa para preparar seus clientes a enfrentar situações hostis na vida, no trabalho e diante do público. Olga faz parte da equipe de profissionais contratada por João Santana, que comanda o marketing da campanha eleitoral.


 


O Aikidô foi criado em 1920 por Morinhei Ueshiba, no Japão, e tem como seguidor no Brasil “Ono Sensei”, de 81 anos, com quem Olga Curado, há oito anos, conheceu a arte e transplantou seus fundamentos para o mídia training. O nome Aikidô nasce de três palavras do japonês: “Ai” que significa união e harmonia, “ki”, espírito, energia vital e “Dô” caminho filosófico.


 


Olga treina empresários, jornalistas e políticos em todo país e já passaram por suas aulas o ex-ministro Luís Gushiken, ministro Márcio Thomas Bastos, o candidato ao governo do Maranhão, Jakson Lago. Lula já havia sido preparado por Olga no início do ano para participar do programa de entrevistas “Roda Viva”, da TV Cultura.


 


Como será o debate


 


O debate terá quatro blocos. Nos três primeiros, os candidatos responderão a 12 perguntas de eleitores ''indecisos'', de um total de 80 selecionados pelo Ibope. No quarto bloco, haverá perguntas com tema livre de um candidato ao outro e as considerações finais de cada um. Cada bloco terá, em média, 24 minutos, sendo que o último bloco será menor.


 


Dentro desta programação, que totaliza aproximadamente 1h55, a Globo terá que começar o debate, no máximo, às 22h para não ultrapassar o tempo permitido por lei. O TSE não permitiu que o debate avance após as 24h, horário a partir do qual nenhum órgão de comunicação poderá veicular propaganda ou mensagens dos candidatos.


 


Lula está afiado, diz Garcia


 


Segundo o coordenador da campanha à reeleição, Marco Aurélio Garcia,  Lula está “preparadíssimo” para o debate de amanhã, na TV Globo. Recorrendo ao futebol, Garcia brincou: “O time está bastante afiado, bem melhor que o time dele (Lula), que o Corinthians”. Lula é corintiano.


Para Marco Aurélio Garcia, o debate será marcado por ser o último e pelo fato de ser na emissora líder de audiência no Pais. O coordenador da campanha petista também elogiou as outras emissoras e disse que os debates permitiram aos brasileiros perceber os “problemas em jogo de forma diferenciada”.


 


Da redação,
com informações das agências