Governo anistia trabalhadores dos Correios que FHC perseguiu

O governo federal anistiou 46 ex-empregados dos Correios, punidos com demissões por participação na greve de setembro de 1997. O corte foi o segundo dos atentados do governo do PSBD/PFL contra o movimento sindical – o primeiro foi contra os petroleiros, e

Os trabalhadores anistiados poderão ser reintegrados na empresa. Entre os beneficiados, 19 são do Rio de Janeiro, 16 de São Paulo e 11 do Distrito Federal. Eles foram vítimas claras do governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).


 


A anistia foi assinada na semana passada, em cumprimento à  lei que prevê a anistia aos trabalhadores dos Correios punidos naquela e na greve de março de 1998. Em sua defesa, os empregados alegaram que foram demitidos por perseguição. Na época, centenas de funcionários dos Correios envolvidos na greve foram demitidos.


 


A lei da anistia aos trabalhadores nos Correios assegura a contagem do tempo de serviço, a progressão salarial e o pagamento das contribuições previdenciárias do período entre as demissões e a anistia.


 


Fonte: Tribuna Metalúrgica