Globo antecipa o debate, última chance de Alckmin

O presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), na noite desta terça-feira (24) ainda depositava esperanças numa virada do candidato Geraldo Alckmin no último debate, de sexta-feira (27), que será transmitido pela Rede Globo. A rede televisiva com ma

A lei proíbe a realização de campanha na véspera da eleição. Na sexta-feira, termina a propaganda eleitoral gratuita em cadeia nacional de rádio e televisão e também o prazo para a realização de debates.



Novela será encurtada



A Rede Globo inicialmente marcou o debate para as 22h30m mas, como ele terá 2h40m de duração, isto violaria a legislação. O remédio foi a emissora reduzir a duração da novela das oito na sexta-feira, o que deve elevar a audiência do quarto e último enfrentamento entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PCdoB-PRB) e Alckmin (PSDB-PFL).



''Além de ser o de maior audiência, o debate acontecerá faltando apenas um dia para a eleição, por isso acredito que o país irá parar para assistir'', disse Tasso ainda esperançoso. Ele declarou à imprensa que é que algo forte ainda pode mudar o curso da eleição nos próximos dias.



Para o senador tucano, ''nesta semana muita coisa pode acontecer'', pois ''há a avaliação de que as pessoas realmente fazem os julgamentos finais na última semana'' e ''as pesquisas do primeiro turno apresentavam uma diferença grande uma semana antes''.



Para tucanos deu empate, para pesquisas, Lula



Os três debates anteriores do segundo turno, na Bandeirantes, SBT e Record, resultaram num empate segundo a avaliação do comando tucano-pefelista, mas favoreceram Lula a julgar pelas pesquisas. Num espetáculo em grande medida repetitivo, o eleitor se queixa nas pesquisas qualitativas de que o candidato tucano ''parece teleguiado'' e ''fala sempre a mesma coisa''.



A última sondagem  Datafolha, divulgada no Jornal Nacional da Globo nesta terça-feira (24), mostra Lula com 58% dos votos e 61% dos votos válidos, contra 37% e 39% para Alckmin. A diferença entre os dois passou de 20 para 22 pontos percentuais.



Com agências