Sindicalistas da Força lançam manifesto e fazem ato pró-Lula

O crescente apoio a Luiz Inácio Lula da Silva no sindicalismo pôde ser confirmado nesta terça-feira (24/10), quando diversas lideranças da Força Sindical realizaram panfletagem pela reeleição do presidente. O ato ocorreu no Viaduto do Chá, centro de Sã

Na segunda maior central do Brasil, os principais apoiadores lulistas são o secretário-geral, João Carlos Gonçalves, o Juruna, e o primeiro-secretário, Sergio Luiz Leite. Além de terem participado do evento desta segunda-feira, os dois sindicalistas pretendem promover panfletagens também em estações de metrô.


 


''Entendemos que esse governo fez muitas ações voltadas para a área social. Além disso, também possibilitou abertura às centrais e aos sindicatos para negociarem os interesses dos trabalhadores'', declarou Juruna  ao Diário do Grande ABC.


 


Mais centrais


Lula já havia recebido o apoio institucional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), aprovado em junho, no 9º congresso da central. Já a Força preferiu manter-se neutra, liberando seus dirigentes para declarar voto a qualquer presidenciável. É consenso que, que fora da CUT, Lula jamais havia recebido tantos apoios de peso no sindicalismo.


 


O manifesto pró-Lula traz uma mensagem de retribuição do presidente: ''Quero agradecer o apoio que tenho recebido das lideranças da Força Sindical à minha reeleição. Quero também assumir com vocês compromissos de honra'', diz Lula. ''Em 4 anos, criamos as condições para o Brasil se desenvolver. Condições que serão aperfeiçoadas no segundo mandato para fazermos do Brasil uma grande nação. Um Brasil com dignidade para homens e mulheres, jovens, crianças e idosos'', acrescenta o presidente.


 


No mesmo documento, os sindicalistas da Força que apóiam Lula enumeram as razões de sua escolha. Confira a íntegra do texto:


 



– Lula criou 7,5 milhões de novos empregos; 5 milhões com Carteira assinada.


 


– Lula colocou milhares de jovens no mercado de trabalho com o Primeiro Emprego.


 


– Com Lula Presidente o Brasil cresceu. A inflação está sob controle, a economia, forte e os juros, caindo. As exportações batem seguidos recordes.


 


– Lula concedeu 26% de aumento real ao salário mínimo. O maior nos últimos 40 anos, beneficiando 20 milhões de pessoas.  Em 10 anos, pela primeira vez, a renda do trabalhador cresceu.


 


– Lula aumentou o poder de compra do trabalhador. A pobreza caiu em 19,2%. A desigualdade social é a menor dos últimos 30 anos porque Lula prioriza as políticas sociais.


 


– Lula atende 11,1 milhões de pessoas com o Bolsa Família.


 


– Lula reduziu os impostos sobre a cesta básica, materiais de construção, computadores e livros.    


 


– Lula lançou o crédito consignado com desconto em folha e abriu linhas de empréstimos especiais para os aposentados.


 


– Lula criou o Programa Universidade para Todos (ProUni). O Fundeb vai aumentar em 10 vezes o investimento no ensino público. Lula criou cotas raciais nas universidades.


 


– Lula é contra as privatizações.


 


– Lula está construindo 1 milhão de casas populares.


 


– Lula assentou, com total infra-estrutura, 260 mil famílias no campo. O financiamento à agricultura familiar está quatro vezes maior.


 


– Lula iluminou 3,7 milhões de pessoas da zona rural com o Programa Luz para Todos.


 


– Lula combate a corrupção e a impunidade com investigações permanentes.


 


– Lula conquistou a auto-suficiência brasileira na produção de petróleo.