México apelará à ONU contra muro na fronteira com os EUA

Com uma resolução que será apresentada na ONU, o México reivindicará o direito ao livre trânsito de pessoas para protestar contra o muro que os Estados Unidos planejam construir na fronteira com o país. O plano, que já teve inclusive recursos aprovados po

A resolução será apresentada à Assembléia Geral da ONU. “O muro, do ponto de vista estritamente dos direitos humanos, representa uma violação, e a resolução busca reivindicar o direito das pessoas à livre circulação”, afirmou o presidente do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, o mexicano Luis Alfonso de Alba.



A delegação mexicana preside o Conselho dos Direitos Humanos da ONU e afirma que enfatizará “os perigos que se derivam do muro para os imigrantes, porque terão que cruzar zonas muito mais inóspitas” para chegar aos EUA. De Alba afirmou que o projeto de resolução já conta com bastante apoio para ser aprovado.



Ilegais
A construção do muro, que deverá ter cerca de 1.200 km e já foi aprovado pelo Senado norte-americano, faz parte do esforço dos EUA para conter a imigração ilegal, tema importante no debate para as eleições para o Congresso em 7 de novembro.



Já o México considera que a solução do problema migratório depende da regularização dos mais de quatro milhões de imigrantes ilegais mexicanos nos EUA e do estabelecimento de novos programas de trabalhadores temporários que permitam um fluxo ordenado e seguro de mexicanos para o país vizinho.