Cuba: Alarcón conclama movimento mundial contra o Plano Bush

O líder do Parlamento cubano, Ricardo Alarcón, disse nesta terça-feira (24/10) que os planos dos Estados Unidos contra a Ilha – chamado de Plano Bush – são baseados na acentuação de erros já cometidos no passado pelos norte-americanos.

Diante disso, Alarcón afirmou que é necessário um movimento popular mundial contra o governo dos Estados Unidos. “É necessário que o capítulo oculto do Plano Bush seja de conhecimento de todos”, disse, durante um fórum realizado em Havana a respeito do bloqueio econômico que afeta Cuba.



“Não tenho a menor idéia do conteúdo desse Plano Bush, mas estou pensando em sangue, violência, crime, ações encobertas e muita propaganda”, afirmou Alarcón, referindo-se à política norte-americana que resolve suas questões por meio de atentados, intervenções militares e guerras econômicas.



Fim da soberania
Alarcón qualificou o Plano Bush como um documento elaborado para “destruir a independência  e a soberania de Cuba”. O líder do Parlamento citou também a iniciativa de algumas instituições de direito dos Estados Unidos, que têm trabalhado para que o documento todo seja publicado em sua íntegra.



“O que há nesse capítulo oculto que não pode ser divulgado?”, questionou, lembrando que as partes já conhecidas do documentos falam em atrocidades como a exportação de equipamentos médicos e remédios cubanos. “Se assumem a política de negar medicamentos a enfermos, por que não se atrevem a divulgar o documento todo? “, repetiu Alarcón.