Britânicos querem país fora do Iraque até o fim do ano

Mais de 60% dos britânicos desejam que as tropas do Reino Unido deixem o Iraque antes do fim de 2006, seja qual for a situação nesse país, revelou nesta terça-feira (24/10) uma pesquisa que aumenta a pressão sobre o governo de Tony Blair para que estabele

Segundo a pesquisa publicada pelo The Guardian, 61% dos entrevistados estimam que os soldados britânicos devem abandonar o Iraque antes de 2007, mesmo que não tenham terminado sua “missão” no país árabe e apesar dos EUA “requisitarem” sua permanência.


 


Desse total, 45% são a favor de uma retirada imediata e 16% acreditam que as tropas deveriam voltar até o fim do ano, diz a pesquisa realizada para o Guardian pelo instituto ICM.


 


A pesquisa revela que só 30% das 1.019 pessoas consultadas pelo ICM são favoráveis à continuidade da ocupação britânica do Iraque.


 


Outra consulta, publicada na terça-feira pelo jornal The Independent, revelou também que quase dois terços dos britânicos (62%) querem que as tropas se retirem do Iraque “o quanto antes”.


 


Quase três quartos dos entrevistados (72%) opinam que a guerra no Iraque “não pode ser vencida” e que assim que as forças da coalizão se retirarem, “o país mergulhará numa guerra civil”.


 


Os números das duas pesquisas contrastam com uma consulta popular similar feita pelo The Guardian em setembro de 2005, quando 51% dos britânicos eram favoráveis a uma retirada e 41% apoiavam a manutenção das tropas até que a missão fosse cumprida.