Costarriquenhos protestam contra TCL com os Estados Unidos

Milhares de trabalhadores costarriquenhos iniciaram nesta segunda-feira (23/10) um protesto de dois dias pelas ruas da capital do país, São José, contra o Tratado de Libre Comércio (TLC) de alguns países da América Latina com os Estados Unidos.

A manifestação foi convocada por sindicatos do setor público, que estimam em até 200 mil desempregados em todo o país, caso o TLC venha a ser implementado.



Apesar das manifestações, o governo do presidente Oscar Arias tem confirmado que as negociações não serão interrompidas. A Costa Rica é a única nação latino-americana que ainda não assinou o TLC, há quase um ano em discussão no país.



Referendo
A oposição a Arias defende a necessidade de um referendo para que a população decida se a Costa Rica deve ou não firmar o TLC.



“O governo se enche de soberba e crê que pode impor à maioria do país sua posição neoliberal de entregar a soberania nacional e nossos recursos”, assinala um comunicado da Associação Nacional de Empregados Públicos e Privados, distribuído à imprensa nesta segunda-feira.