Bolívia lidera lista de liberdade de imprensa na A. Latina

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou nesta segunda-feira sua lista anual com a classificação dos países com maior liberdade de imprensa em todo o mundo. A grande surpresa deste ano foi a ascensão da Bolívia, que subiu do 45º para o 16º l

No total, 168 países foram analisados, de setembro de 2005 até o mês passado. Com a boa colocação, a Bolívia se encontra ao lado da Áustria e do Canadá, ambos também na 16ª colocação.



Apesar do bom posicionamento e dos elogios recebidos pelos jornalistas, membros da RSF alertam que a polarização política pela qual a Bolívia vem passado pode fazer com que esse quadro seja alterado.



Brasil e Argentina
Além da surpresa do salto da Bolívia à liderança regional, houve o “claro retrocesso” – segundo as palavras do relatório da RSF – da Argentina e do Brasil, que caíram para as colocações 76 e 75, respectivamente, em comparação com as posições 59 e 63 que ocuparam em 2005.



No Brasil, com a morte de um jornalista este ano, os ataques à imprensa brasileira continuam sendo “numerosos”, ainda de acordo com a RSF. Na Argentina, “onde são execráveis as relações entre a imprensa nacional e a Presidência”, a retirada de subsídios aos veículos de comunicação “não é o único meio” para controlar seus passos, diz a RSF, acrescentando que, às vezes, as suspensões e as demissões obedecem a “pressões diretas” de cargos políticos.