Vanessa Grazziotin propõe audiência para debater TV Digital

As comissões da Amazônia, Ciência e Tecnologia e Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados realizarão audiência pública conjunta para discutir a Medida Provisória que prevê incentivos fiscais para instalação de indústrias de semicondutores no País.

Os parlamentares querem esclarecimentos sobre qual será a política do governo para o setor e os impactos na economia do País, sobretudo para a Zona Franca de Manaus (ZFM) que goza de incentivos fiscais garantidos na Constituição. 


 


Estão sendo convidados para a audiência os ministros da casa Civil, Dilma Rossef; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Furlan e das Comunicações, Hélio Costa.


 


Em entrevista ao jornal o Estado de São Paulo, esta semana, o ministro Hélio Costa disse que o texto da MP ainda não estava definido, mas a idéia do governo é contemplar todas as regiões brasileiras com incentivos para a produção de equipamentos para a TV Digital.


 


Carro-chefe


 


O setor empresarial da ZFM diz que não é contra a concessão de incentivos fiscais para a produção de semicondutores no Brasil, mas o que incomoda é a possibilidade de que a MP possa incentivar a fabricação de TV de plasma e LCD fora do Pólo Industrial de Manaus (PIM). Este segmento, que responde por mais de 50% do faturamento da ZFM e emprega mais de 30 mil trabalhadores, é o carro chefe da economia local.


 


A deputada Vanessa, que será recebida por Dilma Rossef no início da próxima semana, disse que a ministra ratificou o que afirmou o presidente Lula em Manaus, que não haverá na MP nenhum dispositivo que prejudique os incentivos da ZFM.


 


Para a audiência pública, a parlamentar afirmou que serão convidados ainda os representantes empresariais, dos trabalhadores e dos governos dos Estados que estão na abrangência da Zona Franca de Manaus.


 


De Brasília
Iram Alfaia