PC do B quer ampliar presença no Estado

Embalada pelo desempenho obtido nas urnas pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), no dia 1º de outubro, a direção regional da agremiação já está pensando na preparação do partido para a disputa de algumas prefeituras no Interior do Estado, em 2008. A

O Presidente estadual do PCdoB informa que o partido vem sendo procurado por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças sindicais, interessadas em se filiarem. Embora as filiações no PC do B sejam feitas com critérios para evitar problemas futuramente, confessa Carlos Augusto que algumas personalidades políticas estão sendo filiadas e ainda este ano ou início do próximo o partido fará um ato público, na Assembléia Legislativa, para apresentar os novos filiados.


 


Na avaliação do presidente do diretório regional do PC do B a procura que está havendo deve-se ao desempenho eleitoral deste ano, pois o partido elegeu Inácio Arruda para o Senado Federal, Chico Lopes para a Câmara dos Deputados e João Ananias para a Assembléia Legislativa. Além disso, desde 2005 o partido defendia a candidatura Cid Gomes, vitoriosa para o governo do Estado do Ceará.


 


Então, o PC do B que era um partido com um desempenho eleitoral mais forte na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza, com as eleições deste ano passa a ser uma agremiação com inserção eleitoral em todo o Estado, pois Lopes teve aproximadamente 50 mil votos no Interior e Inácio Arruda foi mais votado em 128 cidades. Além disso, os candidatos a deputado estadual da legenda também obtiveram uma boa votação nas Regiões pelas quais se candidataram.


 


Ao definir contornos de um partido de âmbito estadual é preciso definir ações que fortaleçam a estrutura da agremiação para a disputa eleitoral de 2008 para prefeito e vereador. Nos planos do PC do B também está a ampliação do número de diretórios, sendo a meta do partido se estabelecer em 120 municípios até o final de 2007.


 


Mesmo promovendo a filiação de algumas personalidades políticas que procuram o partido, esclarece Carlos Augusto Diógenes que as discussões internas sobre o plano de expansão da agremiação, no momento, estão paradas porque a batalha final que é a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva ainda não terminou. Então, até o próximo dia 29 todo esforço está sendo conduzido para a disputa no segundo turno de votação.


 


Ele informa ainda que em novembro e dezembro a direção estadual tem que tratar, de imediato, da assessoria e composição dos gabinetes de Inácio Arruda no Senado e Chico Lopes na Câmara dos Deputados e da participação do partido no governo estadual. Mas, paralelamente a essas questões devem ser discutidas ações para a ampliação do número de diretórios e preparação para a disputa eleitoral de 2008.


 


Fonte: Diário do Nordeste