Obras e documentos históricos brasileiros estão disponíveis na internet

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), localizada em Recife (PE) e vinculada ao Ministério da Educação (Mec), está digitalizando seu acervo. Só este ano, foram 18.676 documentos que passaram pelo processo. Dentre eles estão antigos rótulos de cigarro, fot

Iniciado em 2003, o Projeto Núcleo de Digitalização, fruto de uma ação conjunta entre a Fundaj e o Mec, tem por objetivo preservar acervos, evitando o manuseio de originais, e ampliar e democratizar o acesso às informações. Os investimentos já somam R$ 818 mil.


 


De acordo com Marco Aurélio Nogueira, acadêmico e pesquisador da obra de Nabuco, a publicação do legado do autor na internet demonstra a força e importância deste brasileiro. Segundo Nogueira, a iniciativa é de extrema importância para estudantes e pesquisadores de todo o mundo. “Ele foi um marco no pensamento político nacional, principalmente no tocante à abolição da escravatura e à construção da política externa brasileira”, concluiu.


 


Fotografias e periódicos


 


Outros dois projetos de digitalização estão sendo desenvolvidos em paralelo, por meio de uma parceria entre o Mec e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco): os Periódicos Raros do Acervo da Biblioteca Blanche Knopf da Fundaj e a Coleção Francisco Rodrigues – fotografias raras sobre aspectos da vida sociocultural brasileira, entre 1840 e 1920. 


 


O trabalho vai colocar em formato eletrônico 75 mil documentos, 12 mil fotografias e 63 mil páginas impressas de periódicos.


 


Serviço:
Os documetnos estão disponíveis na página eletrônica da Fundaj (www.fundaj.gov.br) e no portal Domínio Público do MEC (www.dominiopublico.gov.br) .