Reitores fazem ato de apoio a Lula com criticas a governo FHC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao receber, em um hotel de Brasília, o apoio de reitores e professores à sua candidatura pela reeleição, prometeu aumentar investimentos na educação se obtiver um segundo mandato e reclamou do fato de não ter sid

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (19) em Brasília manifestos de apoio a reeleição entregue por 46 reitores e vice-reitores de universidades federais e cinco representantes de escolas técnicas. No discurso que fizeram e no texto escrito entregue ao presidente, os dois setores fizeram um apelo pela continuidade dos investimentos na educação e rechaçaram o que chamaram de retorno ao sucateamento do ensino público federal.


 


Numa cerimônia rápida realizada no hotel Blue Tree Park, os reitores usaram termos duros contra a falta de verbas para universidades e escolas técnicas no governo Fernando Henrique Cardoso. Os dirigentes admitiram, no entanto, que a situação da educação atual está longe do ideal, mas elogiaram a atual gestão.


 


Os reitores, no seu manifesto, dizem: “Num momento crucial para o País, os dirigentes das instituições federais de ensino superior vêm a público manifestar sua preocupação quanto ao futuro da educação superior. Posicionamo-nos para que se interrompa a trajetória recente de investimentos na expansão e qualificação de nossas universidades públicas.”


 


“Temos preocupações sim, mas reconhecemos os ganhos da educação neste País”, afirmou a reitora Ana Dayse Dórea, da Universidade Federal de Alagoas, ao entregar o manifesto de apoio a Lula a reitora deu uma mensagem política eleitoral clara: “o senhor tem dito e nós testemunhamos que só mudaremos se o investimento em educação for maciço. Conte conosco”.


 



No outro documento, dizem os dirigentes tecnológicos: “Ressaltamos a necessidade de se eleger um governo que seja sensível à importância da educação tecnológica pública para a sociedade brasileira. É notório o movimento e o esforço empreendidos pelo atual governo com o objetivo de recuperar ações extremamente vitais ao crescimento e manutenção desta rede de instituições.”


 


Depois de receber outros elogios do representante das escolas técnicas, o presidente Lula prometeu aumentar os investimentos na educação em um segundo mandato e fez críticas aos antecessores. “Temos que ocupar um espaço científico que já poderíamos ter ocupado há muito tempo, se a gente acreditasse na educação como alavanca para criar o Brasil que sonhamos”.


 


''Saiam convencidos que faltam poucos dias para o final das eleições e temos condições de ganhar. Vamos fazer para a Educação brasileira muito mais que fizemos no primeiro mandato. Desatamos nós e descobrimos que é prazeroso investir em Educação'', afirmou Lula.


 


Sobre o projeto do Fundeb, o candidato afirmou: “Temos que colocar R$ 1,7 bilhão na Educação, no ano passado, porque não aprovamos o Fundeb. E mais R$ 1,3 bilhão neste ano.”


 


Ao final, Lula, bem-humorado, tirou fotos com os reitores. Agachado, como na foto de jogadores de um time de futebol, Lula disse: “Estou numa posição de centroavante.”


 


Da redação,
com agências