Pesquisa desanima PSDB, que já procura culpados

O PSDB passou o dia ontem tentando encontrar explicações para o resultado da pesquisa Datafolha que mostrou o candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 20 pontos à frente do candidato tucano Geraldo Alckmin. Enquanto o próprio Alckmin proc

O fato é que os números caíram como uma bomba no comitê tucano, deixando atônitos os coordenadores da campanha. “Alckmin está nas cordas. A esperança é que o PT não falha. Em dez dias, o PT, especialista em fazer besteiras, pode vir com mais uma lambança”, resumiu um integrante da equipe.


 


Para interlocutores do tucano, um dos erros foi que o PSDB e Alckmin se deixaram pautar pela campanha petista, sobretudo quanto às privatizações. “Passamos dias negando as afirmações do PT. Deveríamos, sim, ter negado, já que se trata de mentira, mas não ficar martelando isso”, afirmou uma pessoa próxima a Alckmin.



Ontem, numa tentativa de neutralizar ataques, ele colocou boné e jaqueta com nomes de estatais, em visita à Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, em Brasília.



Para outro integrante da campanha, o PSDB errou ao aceitar apoio e permitir fotos de Alckmin ao lado do ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PMDB). “O apoio poderia ser recebido. Mas não da maneira como ocorreu.” Há ainda quem reconheça que o marqueteiro de Lula, João Santana, tem sido mais eficiente ou diga que Alckmin deveria ter viajado mais.



Avaliação menos pessimista faz o publicitário de Alckmin, Luiz Gonzalez, que não vê razão para mudar a campanha. Para ele, os números “não estão corretos” e o levantamento do PSDB confirma o que Alckmin afirmou um dia antes: “A boca do jacaré está fechando.” Ou seja, a diferença estaria diminuindo.



O coordenador do programa de governo tucano, João Carlos Meirelles, frisou que o PSDB e o candidato respeitam a pesquisa, mas acha que ela não corresponde à realidade. “Sugiro que sejam anotados os números, para que a gente compare com o resultado das urnas”, desafiou.


 


Fonte: Reuters