Dom Pedro Casaldáliga vota em Lula

O Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), Pedro Casaldáliga, um dos mais importantes militantes brasileiros pelos direitos humanos, declarou voto ao presidente Lula nas eleições presidencias. Em nota, o religioso explica a opção pelo c

Leia a íntegra da nota:


 


''O segundo turno nos coloca diante de uma alternativa clara:


 


1. Votar em Lula é votar a favor de uma possibilidade real de política popular e na crescente construção de uma democracia que seja também econômica, social, étnico-cultural.


 


É votar pela liberdade de ação dos movimentos populares e pela possibilidade de cobrar do governo atual os seus melhores compromissos.


 


É votar pela segurança de termos, em alguns ministérios, pelo menos, ministros autenticamente bons. É votar por uma política exterior que siga promocionando a verdadeira integração latinoamericana e caribenha, possibilitando a presença e a palavra dos povos do terceiro mundo e contestando o neoimperialismo.


 


Isso sim: Votando contra toda corrupção e contra toda impunidade.


 


2. Votar em Alckmin é votar abertamente a favor do capitalismo neoliberal, com tudo o que isso significa contra os direitos da maioria popular. É votar a favor da minimização do estado, tornando-o impotente. É votar a favor da flexibilização do trabalho, abafando a dignidade e as reivindicações legítimas do povo trabalhador.


 


É votar a favor da dilapidação do patrimônio publico em privatizações entreguistas. É deixar de lado oficialmente toda luta contra a depredação da Amazônia, contra os transgénicos, contra o agronegócio ecocida e de só exportação.


 


É satanizar o movimento popular, sobretudo nas reivindicações dos povos indígenas e nas lutas pela reforma agrária contra o latifúndio e pela moradia contra a especulação imobiliária.


 


É sepultar o sonho e o compromisso de uma Nossa América fraternalmente integrada. É votar pelo velho-novo imperialismo, pelo velho-novo capitalismo das elítes privilegiadas. É votar pela exclusão da maioria popular''.