Copom volta a reduzir juros em 0,5%, para 13,75% ao ano

O Banco Central decidiu manter o ritmo da redução na taxa básica de juros. Assim como nas últimas três reuniões, o Copom (Comitê de Política Monetária) anunciou uma redução de 0,5% na Selic, desta vez para 13,75% ao ano.


''Avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 13,75% ao ano, sem viés'', informou o BC.



O fator que mais justifica o corte desta quarta-feira (18/10) nos juros é a tendência de queda da inflação e uma expectativa de crescimento menor que a esperada no início do ano.



No último levantamento feito pela autoridade monetária, o mercado financeiro esperava uma inflação de 3% neste ano. Para o ano que vem, a projeção está em 4,2%.



A meta de inflação oficial é de 4,5% de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), com uma margem de tolerância de dois pontos para cima ou para baixo.



Perspectivas
O processo de redução da taxa de juros começou em setembro do ano passado. Na ocasião, a Selic passou de 19,75% para 19,5% ao ano.



A partir de agora, o BC deverá ficar mais atento aos investimentos feitos no país. O crescimento do nível de investimentos indica que há uma perspectiva maior da produção industrial atender toda a demanda sem risco de aumento de preços.