Comunistas chilenos criticam postura de Bachelet na ONU

O Partido Comunista Chileno enviou uma carta para a presidente Michele Bachelet esta semana, na qual critica a postura adotada pelo governo na escolha do próximo país latino-americano que ocupará uma vaga no Conselho de Segurança da ONU.

O Partido define como um “retrocesso” o alinhamento do Chile aos Estados Unidos, revertido em voto para a Guatemala, em detrimento do apoio à candidatura da Venezuela.



Confira abaixo a íntegra da carta:



Senhora presidente,



Queremos fazer presente nosso decidido rechaço à decisão adotada por Vsa Excelência, ao negar apoio à Venezuela na eleição do representante latino-americano no Conselho de Segurança da ONU.



Consideramos que este é um grave retrocesso ante as pressões orquestradas pelo governo norte-americano e seus aliados internos, para evitar que a América Latina se expresse com autonomia e independência no organismo internacional.



Os partidos de direita agrupados na Aliança pelo Chile, que desqualificaram a possibilidade de apoio à Venezuela e apoiaram o fracassado golpe de Estado contra o presidente Hugo Chávez, conseguiram seu objetivo. Para isso, contaram também com o apoio de outros setores da Concertación.



As manobras para bloquear o apoio do Chile incluíram operações encobertas, elaboradas desde os aparelhos imperiais, com a absurda denúncia a respeito dos perigos que o Chile correria com a colaboração da Venezuela junto à Bolívia em assuntos de defesa.



Não obstante, eles tiveram êxito. Conseguiram separar nosso país da maioria dos países latino-americanos que, nos marcos de uma política latino-americana e do exercício pleno de nossas soberanias, apóiam a candidatura venezuelana.



Expresamos publicamente nosso protesto por essa decisão errônea.



Comissão Política
Partido Comunista do Chile