Com promessa de reunião, índios desocupam mina da Vale

Cerca de 200 índios xikrin deixaram nesta quinta-feira (19) as instalações da Companhia Vale do Rio Doce em Carajás (PA), ocupadas na terça-feira. A Fundação Nacional do Índio (Funai) declarou que os índios deixaram o local com a expectativa de que a Vale

Um comunicado da Vale no início da noite, porém, informava que a empresa considera a Funai a responsável pelas negociações com os índios. “A CVRD reafirma que não aceita negociar com comunidades que utilizem meios ilegais para forçar a companhia a aceitar suas exigências”, afirmou a empresa em nota. De acordo com o comunicado, “os índios acataram parcialmente a decisão da Justiça Federal, que determinou a imediata reintegração de posse, pois algumas lideranças destas comunidades permanecem no local”.



Os índios das comunidades xikrin do Cateté e djodjekô ocupavam as instalações da maior produtora de minério de ferro do mundo, privatizada no governo Fernando henrique Cardoso,  armados de arcos, flechas e bordunas. Eles reivindicavam mais recursos por parte da companhia e a construção de casas, além da reforma e manutenção de estradas.



A ocupação paralisou a extração de minério por dia da Vale em Carajás. A empresa resiste a negociar alegando que a extração não se dá em terras indígeras.
Com agênciasgais para forçar a companhia a aceitar suas exigências”, afirmou a empresa em nota.


 


Com agências