Comunista tomam centro de Rio Branco, no Acre

Uma centena de militantes do PCdoB tomou as ruas do centro da capital Rio Branco, ontem (17) num arrastão que busca conquistar os acreanos para a candidatura de Luiz Inácio L


A movimentação não foi um ato isolado. Nestas duas semanas que antecedem a disputa final pela presidência da República, militantes comunistas, petistas e de partidos apoiadores de Lula voltarão às ruas da capital pelo menos duas vezes em cada semana. ''A nossa meta é fazer arrastões, como este para pedir o apoio do povo'', disse a deputada federal pelo PCdoB/AC, Perpétua Almeida ao jornal local A Tribuna. Além disso, deverão ser realizadas visitas a entidades,  organizações de base e a diversos bairros da cidade.


O esforço concentrado tem motivo. No estado, Lula obteve 42,62% dos votos contra 51,79% de Geraldo Alckmin. ''Não é possível que o Lula possa perder no Acre, o estado que mais foi ajudado em seu primeiro mandato e que continuará tendo ajuda do presidente'', lembrou a parlamentar comunista.


Em declarações recentes ao jornal O Rio Branco, o deputado estadual Edvaldo Magalhães, do PCdoB, declarou que ''Lula enviou mais recursos para o Acre em três anos e meio de mandato do que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em oito anos de governo'' e, além disso, ''implantou o programa Luz para Todos, cujo objetivo é levar eletrificação aos moradores da zona rural e áreas de difícil acesso, no qual foram investidos mais de R$ 160 milhões''.


Para este segundo turno, os militantes da esquerda contam, no estado, com o reforço do governador Binho Marques, do PT, eleito com 53% dos votos no primeiro turno em substituição a outro petista, João Viana. Sobre a derrota de Lula no seu estado, Marques disse recentemente que “o povo acreano recebeu uma carta muito grande de informações e desinformações” e que foi criada, estrategicamente, “uma confusão para que o segundo turno fosse provocado”. “Nesses dias, iremos separar a mentira da verdade. Com isso, Lula sairá vitorioso”, declarou, confiante, o novo governador do estado.


Da redação,
com agências