Apuração no Equador indica segundo turno para presidenciais

O conservador Alvaro Noboa e o progressista Rafael Correa disputarão o segundo turno da presidência do Equador no dia 26 de novembro, segundo os resultados oficiais após apuração de 70,6% dos votos.

Noboa, de 56 anos, o homem mais rico do Equador e que pretende cortar relações políticas com Cuba e Venezuela, mantém uma inesperada vantagem no primeiro turno eleitoral, depois de ter ficado em segundo e terceiro lugares nas pesquisas durante toda a campanha.


 


O magnata do setor bananeiro mantém uma vantagem de 4,2 pontos sobre Correa, ou seja, 26,7% contra 22,5%, segundo os resultados oficiais.


 


Correa, apontado em pesquisas como vencedor no primeiro turno, impugnou os resultados e denunciou irregularidades, mas o governo de Alfredo Palacio e a missão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) alegaram que a votação transcorreu “sem indícios de fraude”.


 


A missão da OEA também foi questionada por Correa, que pediu a substituição do ex-chanceler argentino Rafael Bielsa como chefe do organismo, acusando-o de manobras de fraude.


 


Além de presidente e vice-presidente, os 9,2 milhões de equatorianos convocados às urnas escolheram 100 deputados para o Congresso unicameral, cinco parlamentares andinos, 67 vereadores provinciais e 674 vereadores municipais.


 


“Eu não distribuo 'jabs', apresento propostas, idéias, em função da cidadania que já não crê em cantos de sereias nem em oligarcas que não pagam impostos ou se preocupam com os pobres”, afirmou Correa após uma emissora equatoriana ter entrevistado seu adversário.