Pernambuco: Lula dispara e chega a 77%. Alckmin tem 19%

Se a eleição do próximo presidente da República dependesse apenas do voto dos pernambucanos, o candidato do PT à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva, sairia vitorioso das urnas neste segundo turno com uma diferença de 58 pontos percentuais sobre o seu ad

A primeira pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi neste segundo turno das eleições revelou – na amostragem estimulada por cartão – que 77% dos pernambucanos têm preferência pelo candidato petista, enquanto 19% votariam no tucano. Apenas 2% admitiram votar em branco ou anular o voto, enquanto outros 2% disseram ainda estar indecisos.


 


Quando a pesquisa JC/Vox Populi conferiu os índices de votos válidos – descartados os brancos e nulos -, a diferença entre Lula e Alckmin subiu para 60 pontos percentuais. O presidente-candidato obteve 80% das intenções de voto, e o seu adversário ficou com 20% das preferências.


 


Quando o mapeamento das intenções de voto foi feito de acordo com as regiões do Estado, a pesquisa constatou um favoritismo linear de Lula em todas as áreas. O presidente-candidato obteve 83% das preferências na Zona da Mata, 80% no Agreste e o mesmo índice no Sertão. O menor percentual de votos conferido ao petista foi no Recife/Região Metropolitana, onde ele ficou com 72% das citações.


 


Geraldo Alckmin, por sua vez, é mais forte exatamente nessa área, onde conquistou 23% das intenções de voto dos entrevistados. No Agreste o presidenciável tucano aparece com 17% e na Zona da Mata, com 16%. O Sertão de Pernambuco foi onde Alckmin teve seu desempenho mais fraco, ficando com 14% das preferências.


 


Na pesquisa espontânea – quando o entrevistado é questionado sobre suas preferências sem o auxílio de uma lista de candidatos – o resultado encontrado pelo Vox Populi foi exatamente o mesmo que no levantamento estimulado: 77% das preferências por Lula, 19% para Alckmin, 2% votariam em branco ou nulo e outros 2% permanecem indecisos.


 


Fonte: Jornal do Commercio