Lula abre 26 pontos de vantagem sobre Alckmin no RJ

Vai-se esvaindo a estratégia tucana de crescer no Rio de Janeiro para engordar a candidatura Alckmin. De acordo com a última pesquisa Ibope, divulgada na quinta-feira (13/10), 57% do eleitorado fluminense quer a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da

O levantamento também mostra que, no estado, 8% pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 4% não estão indecisos. A pesquisa foi feita nos últimos dias 10 e 11. Para o Ibope, os resultados no estado do Rio parecem, à primeira vista, uma associação das eleições presidenciais e estaduais.


 


“Note-se que a distribuição das intenções de voto para Presidente é muito semelhante à obtida na disputa ao Governo do Estado, o que poderia indicar uma consistência político-partidária nas escolhas do eleitorado do Rio de Janeiro, com eleitores de Sérgio Cabral votando em Lula e os de Denise Frossard em Geraldo Alckmin.” (clique aqui para ver como está a disputa ao governo fluminense).


 


Mas o próprio instituto trata de desfazer essa impressão generalista: “A análise do cruzamento entre essas duas perguntas, no entanto, não confirma totalmente essa primeira impressão. Entre eleitores do candidato do PMDB (Sérgio Cabral), 67% estão pensando em votar em Lula para Presidente, enquanto menos da metade (46%) dos que preferem a candidata do PFL declaram intenção de votar em Alckmin”.


 


Ainda segundo o Ibope, “Lula abre sua vantagem por obter mais que o dobro dos votos de quem está pensando em votar em branco/nulo ou está indeciso na eleição para o governo (tem 40% nessa faixa, contra 12% do adversário)”. O excelente desempenho do presidente no Rio de Janeiro acabou por eliminar a vantagem de Alckmin no Sudeste.


 


No primeiro turno, sobretudo por conta das urnas de São Paulo, o tucano venceu na região com 45,22% dos votos válidos – Lula teve 43,28%. A vantagem foi de apenas 819.614 eleitores. Agora, segundo o Ibope, a disputa está rigorosamente empatada. Os dois aparecem na nova pesquisa com 45% das intenções.


 


Da Redação, com Ibope