Líder nas pesquisas, Sergio Cabral recebe apoio do PSDB-RJ

Sérgio Cabral vai se confirmando como franco favorito nas eleições para o governo do Rio de Janeiro. Depois de ter recebido o apoio de partidos de esquerda, como PT e PCdoB, o candidato peemedebista também ganhou a adesão do PSDB fluminense.

A situação é curiosa pelo fato de que, no Rio de Janeiro, Cabral apóia a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto sua oponente no segundo turno, Denise Frossard (PPS), votará em Alckmin.


 


Os tucanos anunciaram neste domingo (15/10) que apoiarão Cabral, que desde ontem (14) já deixava claro não haver dilemas. “Meu candidato à Presidência é Lula. O apoio do PSDB à nossa candidatura é local e muito bem-vindo”, afirmou. Ele e Frossard se enfrentam à noite em debate na TV.


 


Ibope
Após não ter conseguido obter a maioria simples no primeiroturno e ter contado com pouco mais de um terço dos votos no estado, Sérgio Cabral tem agora a preferência de 56% dos eleitores fluminenses, 24 pontos percentuais a mais do que sua adversária, Denise Frossard.


 


No turno decisivo, Cabral angariou cerca de 15% de votos, a maior parte provavelmente entre os 30% que votaram nos candidatos derrotados, enquanto a candidata do PPS teve um ganho em torno de 12% de eleitores.


 


Além disso, 40% daqueles que declaram ter votado em Marcelo Crivella no 1º turno estão agora votando em Sérgio Cabral, contra 31% que vão para Denise Frossard. A mesma tendência favorável ao candidato do PMDB, ainda que em menor grau, aparece entre os eleitores dos demais candidatos derrotados: 37% a 32%.


 


Da Redação, com agências e Ibope