Lula abre vantagem sobre Alckmin

Dois institutos de pesquisa confirmaram, nesta quinta-feira (12/10), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está mais próximo da reeleição. Na disputa em segundo turno contra o tucano Geraldo Alckmin, Lula tem de dez a 12 pontos de vantagem. <

A pesquisa Ibope mostra o candidato petista com 52% das intenções de voto – Alckmin (PSDB) tem 40%. Eleitores que declararam intenção de votar nulo ou em branco somaram 4%. Os votos de eleitores indecisos também chegam a 4%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.


 


Considerando apenas os votos válidos (sem contar os brancos e nulos), Lula tem 57% dos votos, enquanto Alckmin registra 43% – uma diferença de 14 pontos percentuais. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) faz a contabilização dos votos válidos para chegar ao resultado das eleições.


 


Em pesquisa do instituto Vox Populi divulgada pela Rede Bandeirantes também nesta quinta-feira, Lula aparece com 51% das intenções de voto na consulta estimulada, dez pontos à frente do adversário Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 41%.


 


É a primeira pesquisa Vox Populi do segundo turno, realizada por solicitação da Bandeirantes e da revista Carta Capital, que circula às sextas-feiras. O levantamento foi feito nos dias seguintes ao primeiro debate dos presidenciáveis, promovido pela Band em 8 de outubro.


 


Avaliações
Segundo o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a pesquisa do Vox Populi foi registrada com o número 22004/2006 e ouviu 2.000 eleitores nos dias 9 e 10 de outubro. O levantamento também perguntou aos entrevistados quem era o mais simpático (Lula), o mais agressivo (Alckmin) e o mais preparado para governar (Lula).


 


Já de acordo com a pesquisa Ibope, a avaliação dos eleitores em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou estável, oscilando positivamente dentro da margem de erro. Os entrevistados que avaliavam o governo petista como bom ou ótimo passaram de 44%, em levantamento do dia 27 de setembro, para 45%, na pesquisa feitas nos dias 10 e 11 deste mês.


 


Os eleitores que disseram avaliar a gestão de Lula como regular passaram de 35%, na última pesquisa, para 33%, no levantamento mais recente. A avaliação do governo petista como ruim ou péssimo caiu um ponto percentual, de 21% para 20%, de acordo com o Ibope.


 


O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 199 municípios do país nos dias 10 e 11. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 21.883/2006.


 


Da Redação, sobre textos do Universo Online