Eron quer que Lula repudie oficialmente proposta de privatização da Amazônia  

Governo inglês declara privatização da Amazônia, proposta que partiu do secretário de Meio Ambiente britânico, David Miliband. O deputado estadual Eron Bezerra toma iniciativa contra o plano inglês após tomar conhecimento da proposta na última terça-

Doze deputados assinaram o requerimento que repudia as declarações do governo inglês de privatização da Amazônia. O documento, de iniciativa do deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB), pede que o presidente Lula faça um protesto oficial contra o plano do Governo inglês.


Eron, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Assuntos Amazônicos da ALE, tomou conhecimento da proposta do secretário de Meio Ambiente britânico, David Miliband, por meio da imprensa, na última terça-feira.


O plano, anunciado num encontro realizado na cidade de Monterrey, no México, prevê que uma grande área da Amazônia passaria a ser administrada por um consórcio internacional. Grupos ou mesmo pessoas físicas poderiam, então, comprar árvores da floresta.


O deputado rechaçou a venda da Amazônia. “Os ingleses não querem só a Amazônia brasileira, eles querem tomar a soberania nacional e todas as nossas riquezas”, declarou Eron na tribuna da ALE.


“A Amazônia é o filtro do mundo. Produz uma tonelada de gás carbônico por hectare de floresta em pé. Hoje, a região possui 100 milhões de áreas degradadas e 400 milhões de hectares de floresta em pé. Para cada dois milhões de hectares, a floresta possui 200 milhões de toneladas de gás carbônico, limpando por ano 200 milhões de toneladas de gases poluentes”, explica Eron. Ele acrescenta que os maiores interessados na privatização da Amazônia são os países que mais poluem no mundo.


 


De Manaus,


Mariane Cruz