Uribe sai pela tangente e evita polêmica com Chávez

O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, evitou nesta quarta-feira (4/10) polemizar com seu colega venezuelano Hugo Chávez, um dia depois de Chávez tê-lo desafiado a expressar uma suposta preocupação com as recentes compras de armas de Caracas.

Venezuela e Rússia têm um acordo bilionário para o fornecimento de material militar, que inclui aviões de combate, helicópteros e 100.000 fuzis, apesar das reiteradas objeções dos Estados Unidos.



“A única coisa que a Colômbia tem a dizer é que mantém uma política totalmente prudente com objetivo de manter boas relações com esses países”, declarou Uribe a uma rádio local, referindo-se a Estados Unidos e Venezuela.



O secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, afirmou durante uma conferência de ministros de Defesa das Américas, na Nicarágua, que vários países da região estariam preocupados que as guerrilhas de esquerda pudessem terminar com armas compradas pela Venezuela, incluindo fuzis Kalashnikov.



“A Colômbia é um país que tem muito boas relações com seus irmãos sul-americanos, com a Venezuela, e muito boas relações com os Estados Unidos”, disse Uribe, considerado o mais firme aliado de Washington na América Latina.


 


Leia também: Chávez quer que Uribe se pronuncie sobre declaração de Rumsfeld