Para Chávez, erros da esquerda no Brasil servem de exemplo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu nesta terça-feira (4/10) a seus seguidores que aprendam com os erros cometidos pela esquerda brasileira, que impediram a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno.

Segundo Chávez, se outros partidos de esquerda tivessem apoiado Lula, o presidente teria obtido a vitória no primeiro turno. “Eles jogaram para o inimigo, e tornaram as coisas mais difíceis para o companheiro Lula. É fundamental a união de todos os revolucionários, de toda a esquerda”, afirmou Chávez, ressaltando que o exemplo tinha uma finalidade pedagógica, e não era uma intervenção nos assuntos internos do Brasil.



O presidente reconheceu esperar que Lula alcançasse a vitória no segundo turno, e lhe enviou felicitações pelo triunfo parcial.



Imprensa
Na segunda-feira, o chanceler venezuelano Nicolás Maduro também havia feito outro alerta em relação às eleições do Brasil. Para ele, a atuação da imprensa brasileira foi determinante para a ascensão de Geraldo Alckmin no cenário nacional.



Maduro destacou que o governo de Lula sofreu ampla perseguição da maior parte da mídia, cenário que deve servir de alerta para as próximas eleições venezuelanas.